sexta-feira, 16 de julho de 2010

Comunicação na equipa e na organização

Comunicação na equipa e na organização
Conhecer, sentir e acompanhar a dinâmica organizacional – ambiente interno e externo – é uma necessidade que se impõe sob o aspecto da actualização permanente. E, sobretudo, é uma questão de sobrevivência, posicionando a organização no mercado. Afinal, as organizações necessitam do comprometimento dos indivíduos para sua produtividade.
Cultura organizacional é um sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referencia que influenciam a forma como as pessoas agem) aceites e partilhadas por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única. A cultura organizacional desempenha um importante papel no funcionamento da equipa na medida em que o conhecimento da cultura de uma organização permite actuar de forma mais eficiente sobre ela. Para identificar a cultura de uma organização, importante para a gestão da mesma e da sua equipa de trabalho, é necessário compreender as relações de poder, as regras não escritas, aquilo que é tido como verdade, valores, crenças, mitos e costumes.
Quais as características da cultura organizacional?
 Identificação - até que ponto cada colaborador se identifica mais com a organização do que com a sua própria profissão;
 Ênfase no grupo – em que medida o trabalho na organização está organizada na base de equipas ou na base individual;
 Focus nas pessoas – até que ponto as decisões de gestão têm em consideração o impacto nos membros da organização;
 Integração – até que ponto os diferentes grupos profissionais ou departamentos actuam de forma coordenada e complementar;
 Controlo – de que forma as regras, os regulamentos e a supervisão directa são usados para controlar o comportamento individual;
 Tolerância ao risco – até que ponto os membros da organização são encorajados a ser inventivos, inovadores e a enfrentar o risco,
 Lidar com conflitos – em que medida os membros da organização são encorajados a encarar os conflitos com espírito de abertura;
 Orientação para resultados – até que ponto a gestão está mais orientada para os resultados do que para os meios;
 Sistema aberto ou fechado – em que medida a organização está atenta à sua envolvente externa e actua em resposta às suas alterações.

O sucesso de uma organização depende das habilidades de comunicação entre todos os funcionários. A organização que "ouve" seus funcionários como um caminho para mostrar suporte e aceitação, que entende e detecta as diferenças de percepção entre os indivíduos, ocasiona um ambiente mais aberto e este ambiente faz com que os funcionários tenham maior satisfação e produtividade na empresa.
Como se depreende, dentro de uma organização o conceito de equipa tem uma relevância extrema. Define-se como equipa o grupo de pessoas que dão diferentes contributos e partilham uma metodologia comum para atingir objectivos também comuns. No caso particular de uma equipa em saúde, o grupo de pessoas colaboram entre si para a prestação de cuidados de saúde.

Todos os membros de uma equipa partilham um propósito comum, que os liga e orienta nas suas acções. Por outro, cada elemento sabe exactamente quais são as suas funções dentro da equipa e deve reconhecer os interesses comuns, só assim uma equipa pode funcionar, partilhando os conhecimentos, os recursos e as capacidades de todo. Contudo, não basta colocar pessoas juntas a trabalhar para que se forme uma equipa no sentido em que os resultados e as consequências do trabalho da equipa são partilhados por todos. No seio de uma turma, as decisões devem ser tomadas por consenso, mantendo a coesão da equipa e melhorando a comunicação entre os diversos intervenientes. Esta forma de actuação proporciona vantagens já que os profissionais funcionam de forma mais eficaz e eficiente pois cada elemento aumenta a capacidade da equipa e dos restantes membros do grupo.
No entanto, trabalhar em equipa não é de todo fácil, existem obstáculos que dificultam esse processo. Falta de empenho e motivação de um ou mais elementos, falta de limites de funções dos diferentes profissionais, relações externas que se sobrepõem as internas, equipas demasiado grandes ou demasiado pequenas, quebra de confiança mútua, comunicação deficiente e sistemas de informação pobres ou inexistentes e dificuldade em assimilar novos elementos são exemplos de entraves ao bom funcionamento de um grupo de trabalho. Para os combater, os elementos que constituem a equipa devem ter flexibilidade em situações de conflito, descentralização, comunicar de forma positiva (interna e externamente), saber respeitar os limites e fronteiras de cada um, manter um comportamento assertivo e respeito mútuo. Além disso, devem ser bem definidas as diferentes responsabilidades de cada interveniente, deve ser dada formação aos novos elementos e investir nos profissionais.
A comunicação é, portanto, um factor essencial para o funcionamento de uma equipa e, por sua vez, de uma organização. Uma boa comunicação interna entre os elementos do grupo permite um bom clima laboral, manter a informação actualizada e desenvolver o projecto colectivo. Por seu turno, a comunicação externa, ou seja, a imagem que é passada para o exterior é também deveras importante no sentido de informar e persuadir os clientes da organização.


Marchiori, Marlene Regina. Comunicação é Cultura. Cultura é Comunicação - Comunicação Empresarial nº31, São Paulo, 1999

Ribas, Maria José. Cultura e mudança organizacional - Apresentação para curso de pós-graduação Comunicação em Saúde Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico Viana do Castelo, Viana do Castelo, 2010.

Ribas, Maria José. Trabalho em equipa - Apresentação para curso de pós-graduação Comunicação em Saúde Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico Viana do Castelo, Viana do Castelo, 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário